dicas e novidades

Mercado Modelo entra no circuito de atrativos culturais da cidade

A programação gratuita do “Viver o Mercado” começa nesta sexta-feira (16)

A partir desta sexta-feira (16), quem passar por um dos principais cartões-postais de Salvador vai conferir tanto a requalificação do equipamento, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), quanto também a programação cultural gratuita que vai destacar ainda mais a beleza e a importância do Mercado Modelo, no Comércio. O “Viver o Mercado” terá início neste mês de setembro e contará com diversas manifestações artísticas.

 

A iniciativa tem como intuito transformar o Mercado Modelo em mais uma boa opção de lazer para a capital baiana ao reativar o espaço cultural e artístico, além de ponto de encontro e convivência de soteropolitanos e visitantes. Nas manhãs de sexta e sábado, a partir das 10h, o “Segredos do Mercado” promove visitas guiadas com participação de baianas, caracterizadas com saias rodadas, panos da costa, torso na cabeça, bata e colares com cores de orixás. Na ocasião, turistas e visitantes recebem informações sobre o Mercado e podem registrar o momento da visita com fotografias, dividindo espaço com as tradicionais apresentações dos grupos de capoeira local.

 

Também às sextas-feiras, às 18h, acontece o “Pôr do sol no Mercado”, happy hour que levará muita música à área gastronômica do equipamento para que o público possa aproveitar ainda mais o fim de tarde no local. A estreia conta com a apresentação da Banda Cozinha Baiana, que trará um repertório autoral e composições de grandes nomes da música baiana como Dorival Caymmi, Assis Valente, Walmir Lima, Edil Pacheco, Pixinguinha, Tom Jobim e Luiz Gonzaga, entre outros.

 

Aos domingos, é a vez do “Domingão do Mercado, que traz apresentações itinerantes no térreo e primeiro andar, das 10h30 às 11h30. Neste fim de semana, a performance fica por conta do Bahia Instrumental – encontro de percussionistas e músicos referenciais do gênero na cidade.

 

Além das intervenções estruturais, o equipamento ganhou uma programação cultural que promete transformar o Mercado Modelo em mais uma boa opção de lazer para Salvador. A proposta Viver o Mercado visa reativar esse espaço cultural e artístico e ponto de encontro e convivência com ações foram criadas para oferecer aos visitantes uma agenda diversificada que proporcione um ambiente de vivências culturais balizadas nas identidades culturais de Salvador e da Bahia.

 

Fonte: AGECOM

 

tags