dicas e novidades

SALVADOR É A PRIMEIRA CIDADE DO NORTE – NORDESTE A TER CERTIFICADO “BANDEIRA AZUL”

Em 2015, a localidade havia recebido uma placa piloto do programa, mas ainda era necessário atender ao conjunto total de requisitos para garantir a certificação.

A Praia da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, na Ilha dos Frades, que pertence a Salvador, recebeu no último dia 03, o certificado "Praia Bandeira Azul" para a temporada 2016/2017, através de um Júri Internacional. Desta forma, a capital baiana torna-se a terceira cidade do país e a primeira do Norte/Nordeste a ter uma praia com o certificado do tipo.

O programa do selo internacional de qualidade, criado na França, em 1980, é considerado o mais importante da categoria em todo o mundo e é atribuído, anualmente, por uma organização não governamental a praias e marinas que cumprem um conjunto de 34 requisitos de qualidade socioambiental, entre eles, limpeza, qualidade da água, ações ambientais e turismo sustentável.

Em 2015, a localidade havia recebido uma placa piloto do programa, mas ainda era necessário atender ao conjunto total de requisitos para garantir a certificação. Para receber a Bandeira Azul, a praia passou por adequações e foram realizadas melhorias na acessibilidade, requalificação dos banheiros, adequação das barracas de praia, implantação de sinalização sobre educação ambiental, entre outras medidas.

“Com esta certificação da Blue Flag, a cidade de Salvador passa a integrar um conjunto de destinos com praias certificadas e desta forma, espera poder atrair mais turistas internacionais para a nossa capital”, destacou o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Érico Mendonça.

 

Praia da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe - Localizada na parte norte da ilha dos FradesSalvador – BA, o local está em uma Área de Proteção Cultural e Paisagística (APCP), entre o Morro de Nossa Senhora de Guadalupe e o Outeiro dos Carneiros, inserida na Baía de Todos-os-Santos. Possui cerca de 50 moradores e no verão chega a receber 4 mil visitantes por final de semana.

 É uma das praias mais procuradas da Ilha dos Frades por causa de suas águas calmas, mornas, cristalinas, ótimas para o banho, a pesca, o mergulho e outros esportes náuticos. Dispõe também de barracas de praia que garantem o conforto do turista, servindo frutos do mar e pescados.

tags